Isso já aconteceu com vocês?
Essa semana pela manhã liguei o carro e não queria dar partida, pensei que fosse por conta do frio. Insisti e o motor não quis funcionar. Liguei para uma autoelétrica da minha cidade e prontamente vieram olhar o problema. Não sei o que o mecânico fez, mas após algumas insistências o carro funcionou. Levei na elétrica e deixei meu carro internado de um dia para o outro.
Sabe qual era o problema?
Como meu carro é flex, ora coloco gasolina... ora coloco álcool, depende do preço do combustível no dia do abastecimento, o mecânico após avaliar e fazer um escanner automotivo me tranquilizou explicando que atualmente os motores dos carros são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores e de uma central de processamento, monitora e comanda todo o funcionamento do veículo que eles chamam de mapas de injeção( tem o mapa para o álcool e para a gasolina). A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando utiliza os mapas de injeção para o combustível que está sendo utilizado, se for colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe que foi colocado outro tipo de combustível no tanque e continua a funcionar como se fosse o combustível anterior.
A orientação que o mecânico me passou foi a seguinte: se tiver abastecido o veículo com gasolina e quando estiver acabando o combustível quiser abastecer para álcool, rode com o novo combustível que abasteceu por no mínimo uns 20 km, ou meia hora, pois assim dará tempo da central reconhecer o combustível e se adaptar.
Hoje o Auto Esporte da Globo falou sobre este assunto, e foi bom, pois como vivi este problema esta semana, esclareceu ainda mais !!
Então gente cuidado com as trocas de combustíveis a cada vez que for abastecer, a não ser que vá fazer um percurso de uns 20 km após o abastecimento. Fica a dica!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário